Publicações, comunicações e projetos científicos.


1985- "Levantamento e diversidade específica da ictiofaunado estuário do rio Piraque-açu (Aracruz-ES)  a) III Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória, de 23 a 25 de maio de 1983; b) XII Congresso Brasileiro de Zoologia, Campinas.


1985- "Ictiofauna do Espírito Santo II-Ordem Anguilliformes". a) 1º Seminário de estudos sobre biologia, Belo Horizonte, de 18 a    23 de abril de 1983; b) III Seminário Interno de Pesquisas da UFES, Vitória, de 23 a 25 de maio de 1983; c) XII Congresso Brasileiro de Zoologia, Campinas.
1985- "Ocorrência de colônias de reprodução de Sterna eurygnatha e Sterna hyrundinacea  (Aves-Lariidae)  no  Espírito Santo". Nome do encontro:  XII Congresso Brasileiro de Zoologia, Campinas.
1986- "A informática na organização da Coleção Zoológica da UFES". V Seminário Interno de Pesquisa na UFES.
1986- "Manguezais da baia norte de Vitória-ES. III. Análise da ictiofauna do Estuário do rio Santa Maria". XIII Congresso Brasileiro de Zoologia, Cuiabá.
1986- "Manguezais da baia norte de Vitória-ES. VI- Relação da ictiofauna do Estuário do rio Santa Maria"   XIII  Congresso  Brasileiro  de  Zoologia, Cuiabá.
1987- "Composição da ictiofauna na área de influência da represa Duas Bocas, Cariacica, ES". VI Seminário Interno de Pesquisa NA UFES.
1987- "Distribuição longitudinal e composição da ictiofauna do Rio Jucú, ES". VI Seminário Interno de Pesquisa na UFES.
1987- "Tamanho médio da primeira maturação sexual de fêmeas e a  formação da bolsa incubadora" nos machos de Oostehus lineatus (Pisces-Syngnathidae) no ES". VI Seminário Interno de Pesquisa na UFES.
1988- "Adaptações de nadadeiras  pares  de Characidium fasciatum (Pisces-Characiformes) e sua importância durante a transposição de quedas de água". a) VII Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória, de 20 a 22 de setembro de 1988; b)Nome  do  encontro:  XVI  Congresso  Brasileiro  de  Zoologia, João Pessoa.
1988- "Dieta do Peixe-cachimbo, Oostethus lineatus (Syngnathidae) no rio Jucú, ES". VII Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1988- "Dieta, comprimento da primeira maturação de fêmas e do aparecimento da "bolsa incubadora" nos machos de Oostethus lineatus (Pisces-Syngnathidae) no rio Jucú, Vila Velha, ES". VII Encontro  de  Zoologia  do Nordeste, Maceió.
1988- "Ictiofauna do Espírito Santo III- Família Syngnathidae". VII Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1988-1989 Coordenador do projeto "Alguns aspectos sobre a alimentação e reprodução dos peixes do reservatório da Reserva Florestal de Duas Bocas, Cariacica, ES". IInstituto de Terras Cartografias e Florestas / Universidade Federal do Espírito Santo.
1989- "Biologia alimentar de Eleotris pisonis (Pisces-Eleotrididae) no Estuário do Rio Jucú, ES".  XVI Congresso Brasileiro de  Zoologia, João Pessoa.
1989- Distribuição e época de reprodução Oostethus lineatus (Pisces-Syngnathidae) em um trecho do Rio Jucú, ES. Rev. Cult. UFES (41/42): 121-126.
1990- "Alguns aspectos sobre a biologia dos peixes associados à vegetação marginal em um trecho do rio Jucú, ES".1° EPEB, Vitória. PALESTRA.
1990- "Composição da ictiofauna da praia do Iate, Vitória, ES. (nota preliminar)". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Constância e abundância da ictiofauna da praia do Iate, Vitória, ES". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Diversidade específica da icitiofauna da Praia do Iate, Vitória, ES." IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Diversidade específica da ictiofauna associada às macrófitas aquáticas marginais do rio Jucú, ES". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Estudo do ictioplâncton com relação à alguns parâmetros físicos-químicos em uma  lagoa costeira (Marapendi) do Rio de Janeiro". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Migração de indivíduos jovens de Astyanax bimaculatus (Teleostei: Tetragonopteriinae) no Rio  Paraná, PR" IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "MSXEC-II. Um programa para estudos sobre dinâmica de populações.". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Ocorrência e distribuição estacional dos peixes associados à macrófitas Aquáticas marginais em um trecho do rio Jucú, ES". XVII Congresso Brasileiro de Zoologia, Londrina.
1990- "Ocorrência e distribuição estacional dos peixes associados às macrófitas aquáticas marginais no rio Jucú, ES". IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- "Ocorrência e período reprodutivo de Eleotris pisonis (Teleostei-Eleotrididae) na região estuarina do rio Jucú, ES". a) VIII Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória, de 13 a 15 de setembro de 1989; b) XVII Congresso Brasileiro de Zoologia, Londrina.
1990- "Relação trófica entre espécies de peixes associadas às macrófitas aquáticas marginais no rio Jucú, ES." IX Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1990- Aspectos da alimentação e reprodução de Oostethus lineatus (pisces-Syngnathidade) no rio Jucú, ES. Anais Soc. Nord. Zool. 3 (3): 249-260.
1990- Ocorrência e período reprodutivo de Eleotris pisonis (Teleostei- Eleotrididae) na região estuarina do rio Jucú, Espírito Santo, Brasil. Ciência e Cultura, 42 (9): 707-710.
1990- Participante do Estudo: “Subsídios para o plano diretor de recursos naturais do Complexo Tubarão - CVRD - Companhia Vale do Rio Doce”. Superintendência de Pelotização da CVRD e Centro de Pesquisa do Mar.
1990- Participante do levantamento faunístico objetivando fornecer subsídios ao EIA/RIMA - Meio Biológico da CST - Companhia Siderúrgica Tubarão - Jakko Poyry Engenharia e Centro de Pesquisa do Mar.
1990- Participante do levantamento faunístico para o EIA/RIMA da fábrica de chumbo da CHESA SA, Cariacica, ES. Realizado pela Aquaconsult - Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda.
1990- Participante do levantamento faunístico para o EIA/RIMA do Complexo de Aroaba. Companhia Vale do Rio Doce, Superintendência da Estrada. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1990- Pesquisador do "Estudo Básico Ambiental na Bacia do Rio do Peixe para a Implantação da Ecoestação Rio do Peixe". Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos e Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio.
1990- Pesquisador do "Estudo Básico Ambiental na Bacia do Rio São José para a Implantação da Ecoestação Cachoeira da Cobra". Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos e Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha.
1990-1992- Pesquisador do Projeto Sapé do Norte "Caracterização e Estrutura de Comunidade a Ictiofauna e Herpetofauna das Áreas AI-155, AI-161 e AI-167 da Aracruz Celulose S.A., nos Municípios de São Mateus e Conceição da Barra, ES". Universidade Federal do Espírito Santo/ Aracruz Celulose S.A./ Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
1991- "Estudo ao microscópio óptico e eletrônico de varredura da bolsa incubadora de Oostethus lineatus (Teleostei: Syngnathidae) durante a fase incubadora". IX Encontro Brasileiro de Ictiologia, Maringá.
1991- "Estudo ao microscópio óptico e eletrônico de varredura da bolsa incubadora de Oostethus lineatus (Teleostei: Syngnathidae)". IX Encontro Brasileiro   de Ictiologia, Maringá.
1991- "Regeneração de nadadeira caudal em Oostethus lineatus (PISCES: SYNGNATHIDAE)". X Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1991- "Reprodução de Dormitator maculatus (Pisces: Eleotrididae)- Dimorfismo  e  primeira  maturação  sexual". X Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1991- Composição preliminar da ictiofauna do litoral da Ilha do Frade, Vitória, Espírito Santo. Rev. Cult. UFES (44/45): 69-77.
1991- Hábito alimentar de Eleotris pisonis (Teleostei- Eleotrididae) na região  estuarina  do  rio  Jucú,  Espírito Santo, Brasil. Rev. Brasil. Biol.  51 (4): 867-872.
1991-1992- Pesquisador do projeto "Caracterização de fatores físico-químicos e biológicos do reservatório Águas Claras: I-água, II-Plâncton e III-Ictiofauna". Universidade Federal do Espírito Santo/ Aracruz Celulose S.A. / Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
1991-1993- Coordenador geral do Projeto "Ecoestação Rio do Peixe" - Afonso Claudio. Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos, Secretaria de Estado para Assuntos de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio.
1992- "A diversidade da ictiofauna do Rio do Peixe, município de Afonso Claudio, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Caracterização do Rio do Peixe, município de Afonso Claudio, ES (Avaliação preliminar)". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Ictiofauna do Rio do Peixe, município de Afonso Claudio, ES - Listagem preliminar das espécies". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "PAA-1.0: Um programa suporte para análises  de  parâmetros abióticos da água". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Águas Claras - Análise da captura com rede de emalhar no Reservatório de Águas Claras, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Águas Claras - Caracterização da fauna de peixes no Reservatório de Águas Claras, Aracruz, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Águas Claras - Semelhança alimentar entre 7 espécies de peixes do reservatório de Águas Claras". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória, novembro de 1992.
1992- "Projeto Águas Claras- Diversidade específica da ictiofauna no  Reservatório   de   Águas   Claras,  Aracruz, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Águas Claras". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Sapé do Norte - A diversidade da ictiofauna de água doce em três localidades no norte do ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Sapé do Norte - Ictiofauna da um trecho do Rio Preto, São Mateus, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Sapé do Norte - Ictiofauna de um trecho do córrego São Domingos, São mateus, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Sapé do Norte - Ictiofauna de um trecho do Rio Itaunas, Conceição da Barra, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Projeto Sapé do Norte". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "REP 1.0- Um programa para estudo sobre a reprodução em peixes". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Reprodução do cascudo vassoura Corymbophanes sp. (Peixes: Loricariidae) no Rio do Peixe, Afonso Claudio, ES" XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Reprodução do cascudo viola Hartia  sp.  (Peixes: Loricariidae) no Rio do Peixe, Afonso Claudio, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1992- "Variação da temperatura, pH, oxigênio dissolvido e transparência da água do Rio do Peixe, Afonso Claudio, ES". XI Seminário Interno de Pesquisa na UFES.
1992- Pesquisador do "Projeto Itaunas: Caracterização da carcinofauna e ictiofauna no Rio Itaúnas, Conceição da Barra - ES". Aracruz Celulose S.A.
1992-1993- Coordenador geral e responsável pelo Diagnóstico Faunístico do "Estudo Básico Ambiental para a Implantação da Ecoestação da PAES". Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos / Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
1993- "A diversidade específica de três localidades no norte do Espirito Santo". X Encontro Brasileiro de Ictiologia, São Paulo.
1993- "A fauna ictiológica associada às macrófitas aquáticas marginais do Rio Jucú, ES" III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, Serra Negra – SP.
1993- "A ictitiofauna do reservatório de Águas Claras - Aracruz - ES". X Encontro Brasileiro de ictiologia, São Paulo.
1993- "A macrofauna de invertebrados do estuário do Rio Santa Maria da Vitória, Vitória, ES. III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, Serra Negra – SP.
1993- "Coletor 1.0 - Programa para microcomputadores que determina a curva de importância de espécies" XII Seminário Interno de Pesquisa na UFES, Vitória.
1993- "Hábitos alimentares de uma comunidade de peixes do Reservatório Águas Claras, Município de Aracruz, ES". X Encontro Brasileiro de Ictiologia, São Paulo.
1993- "Projeto Águas Claras: Estudos limnológicos em um reservatório próximo ao litoral do Espírito Santo" III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, Serra Negra – SP.
1993- "Projeto Ecoestação"- A ictiofauna como elemento de comunicação ambiental. X Encontro Brasileiro de Ictiologia, São Paulo.
1993- "Projeto Sapé do Norte"- Ictiofauna do córrego São Domingos, Rio Preto e Rio Itaúnas - Espirito Santo. X Encontro Brasileiro de Ictiologia, São Paulo.
1993- "Uma contribuição ao Parque Estadual de Itaunas, ES. Caracterização da ictiofauna e carcinofauna. Fase preliminar". III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, Serra Negra – SP.
1993- A fauna ictiológica associada às macrófitas aquáticas no rio Jucú, Vila Velha, Espírito Santo. Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, 3 (1): 39-45.
1993- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do Estudo Ambiental do Complexo Lacunar Jacuném/Juara, município da Serra, ES. Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra.
1993- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental do Relatório de Controle Ambiental para a ampliação do sistema de tratamento de esgoto sanitário em Nova Carapina, Município da Serra - ES. Realizado pela Proplaco- Projetos, Planejamentos e Consultoria/Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos.
1993- Macrofauna de invertebrados do estuário do Rio Santa Maria da Vitória, Vitória, ES. Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. Subsídios a um gerenciamento ambiental, 3 (1): 305-314.
1993- Participante do levantamento faunísitco do Projeto "Estudos Ecológicos Integrantes dos Estudos Ambientais do Programa de Despoluição dos Ecossistemas Litorâneos do Espírito Santo" - Listagem de Fauna. Realizado pela SIGMA Engenharia Ltda.
1993- Participante do Projeto "Canal de Adução: Estudo Biológico na água do canal artificial para a f'ábrica da Aracruz Celulose S.A. - Aracruz Celulose S.A.". Realizado pela Aracruz Celulose S.A.
1993-1994- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico (ictiofauna) do EIA/RIMA do TIMS: Terminal Industrial Multimodal da Serra-ES. Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos.
1993-1994- Pesquisador do "Projeto Fazenda Lagoinha: Estudo biológico em área de Aracruz Celulose S.A. no município de Mucuri - BA". Aracruz Celulose S.A.
1993-1994- Pesquisador do Projeto Sapé do Norte II: "Caracterização e estrutura de comunidades da ictiofauna e herpetofauna das áreas AI-034 e AI-126 da Aracruz Celulose S.A., no município de Conceição ba Barra - ES". Universidade Federal do Espírito Santo/ Aracruz Celulose S.A.
1994- "A similaridade ictiofaunística entre seis mananciais hídricos do norte do Estado do Espírito Santo", 46ª Reunião da SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, Vitória.
1994- "Estudo biológico no canal artificial de abastecimento de água para a Aracruz Celulose, Aracruz, ES". 46ª Reunião da SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, Vitória.
1994- A fauna associada ao plantio de eucaliptos. Ecologia e Desenvolvimento, 41: 20-21.
1994- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do EIA/RIMA para a ampliação da Estação Aduaneira Interior/Vitória - Coimex Armazéns Gerais. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1994- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental do Relatório de Controle Ambiental para a implantação do sistema de tratamento de esgoto sanitário no município de Ibiraçú - ES. Realizado pela Proplaco- Projetos, Planejamentos e Consultoria.
1994- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental do Estudo Básico de Impacto Ambiental, relativo ao Projeto Executivo do Prosege- Viana, que abrange obras de rede coletora de esgotos sanitários e de sistemas de tratamento. Realizado pela Proplaco- Projetos, Planejamentos e Consultoria.
1994- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental do Estudo Básico de Impacto Ambiental, relativo ao Projeto Executivo do Prosege-Piuma, que abrange obras de rede coletora de esgotos sanitários e de sistemas de tratamento. Realizado pela Blokos- Projetos e Engenharia Ltda.
1994- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Estudo Básico Ambiental para a Implantação da Unidade Armazenadora da Coimex - Armazéns Gerais. Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos.
1994- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental para a implantação da Unidade Armazenadora da Silotec. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1994- Participante do Plano de para a neutralização de expectativas com relação a geração de empregos nas áreas de impacto do TIMS - Terminal Industrial Multimodal da Serra, Espírito Santo.  Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos e pelo Núcleo de Assessoria e Pesquisa Social.
1994- Participante do Relatório Técnico do Projeto de Aterro Sanitário Desenvolvido para a Disposição Final dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Cariacica, ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1994- Pesquisador do Projeto "Estudo da biologia alimentar e reprodutiva do robalo, Centropomus spp. (Teleostei: Centropomidae) no Estado do Espírito Santo - Subsídios à definição do período de defeso". Universidade Federal do Espírito Santo, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Empresa Capixaba de Pesquisa Agrícola, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
1994- Projeto Sapé do Norte, Realidade Interinstitucional. Silvicultura, 53: 20-23.
1994- Responável pelo Diagnóstico Faunístico componente dos Estudos Ambientais do Sistema de Abastecimento de Água para a SUPEL - CVRD. Realizado Pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1994- Responsável pelo Diagnóstico Faunístico do EIA/RIMA para a implantação da Bragussa - Peróxido de Hidrogênio. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1994-1995- Coordenador geral do Plano de Monitoramento da Qualidade de Água do Brejo Grande, TIMS - Terminal Industrial Multimodal da Serra. Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos.
1994-1995- Coordenador geral do Plano de Resgate de Fauna na Área do TIMS - Terminal Industrial Multimodal da Serra. Realizado pelo Centro de Estudos de Ecossistemas Aquáticos.
1995- "A ictiofauna do Parque Estadual de Itaúnas, Conceição da Barra - ES". XI Encontro Brasileiro de Ictiologia, Campinas - SP.
1995- “Estrada do contorno uma opção locacional para os empreendimentos na Grande Vitória - ES”. XIII Seminário de Pesquisa e Extensão da UFES, Vitória.
1995- “Resgate de fauna da área do TIMS - Terminal Industrial Multimodal da Serra. XIII Seminário de Pesquisa e Extensão da UFES, Vitória.
1995- Composição da ictiofauna do reservatório Águas Claras, Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N.Ser.) 2: 23-33.
1995- Coordenador do “Plano de Controle Ambiental de Aroaba”, da CVRD- Companhia Vale do Rio Doce. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Coordenador geral e responsável pela caracterização faunística do diagnóstico ambiental para a implantação da Rodovia de contorno de jacaraipe, trecho: Manguinhos (ES010) - Castelândia. Realizado pela Prefeitura Municipal de Serra e pela ENEFER.
1995- Coordenador geral e responsável pela caracterização faunística do diagnóstico ambiental para a implantação da Rodovia de contorno de jacaraipe, trecho: Av. Minas Gerais - ES010 (Capuba). Realizado pela Prefeitura Municipal de Serra e pela ENEFER.
1995- Coordenador geral e responsável pela caracterização faunística do diagnóstico ambiental para a implantação da Rodovia CIVIT II - CICS com acesso ao CIVIT I, trecho: Av. Manguinhos - Rodovia Serra/Jacaraipe. Realizado pela Prefeitura Municipal de Serra e pela ENEFER.
1995- Coordenador geral e responsável pela caracterização faunística do diagnóstico ambiental para a implantação do Novo traçado da rodovia Serra/Jacaraipe, trecho: Roncador (BR101) - Loteamento Centro da Serra. Realizado pela Prefeitura Municipal de Serra e pela ENEFER.
1995- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do Diagnóstico Ambiental para a Implantação da Brasif Unidade Armazenadora. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1995- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do Diagnóstico Ambiental para a exploração de granito pela Pedregulho Comércio e Indústria de Pedras Ltda, no município da Serra, ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1995- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do Diagnóstico Ambiental do Parque Residencial Laranjeiras II - INOCOOP-ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1995- Coordenador geral e responsável pelo diagnóstico faunístico do “Projeto Quintas de Ybapuã” da Cristal Empreendimentos Imobilários Ltda. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do EIA/RIMA para a implantação da Brasif Siderúrgica. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1995- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental para a implantação do Parque da Lagoa - Condomínio Ecológico. Realizado pela Cristal Empreendimentos Imbiliários Ltda.
1995- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental para a implantação da estrada de rodagem Castelândia - Av. Minas Gerais, em Jacaraipe, Município da Serra, ES. Realizado pela Prefeitura Municipal da Serra e pela ENEFER.
1995- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do “Diagnóstico Ambiental para a implantação do Residencial Monte Verde, município da Serra, ES”. Realizado pela Cristal Empreendimentos Imobiliários Ltda (1995).
1995- Participante do Projeto “Sistema de tratamento de efluentes industriais provenientes da pasteurização e beneficiamento de leite da Cooperativa de Laticínios Selita Ltda, Cachoeiro de Itapemirim, ES”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1995- Participante do Relatório Técnico ´Sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais provenientes da unidade de produção de leite crú resfriado, localizado em Presidente Kenedy. SELITA- Cooperativa de Laticícios Selita Ltda. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Participante do Relatório Técnico “Sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais provenientes da unidade de resfriamento e esterilização de leite localizada em Rio Novo do Sul”. SELITA- Cooperativa de Laticícios Selita Ltda. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Pesquisador do Projeto: "Inventário da Flora e Fauna no Parque Ecológico da CST. Companhia Siderúrgica Tubarão". Universidade Federal do Espírito Santo e Companhia Siderúrgica de Tubarão.
1995- Responsável pelo Diagnóstico Faunístico do EIA/RIMA para a implantação do Projeto Jacuhy. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1995- Responsável pelo Diagnóstico Faunístico do EIA/RIMA para a implantação do autoforno 2 da CST- Companhia Siderúrgica de Tubarão. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1995- Responsável pelo Diagnóstico Faunístico do EIA/RIMA para a implantação da Usina 7 da CVRD- Companhia Vale do Rio Doce. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1995- Responsável técnico junto ao Centro de Estudos Ambientais pelo relatório técnico para o cumprimento da condicionante 07- Impactos da Contratação de mão de obra - da licença de operação 065/95 da Aracruz Celulose SA, referente ao processo de modernização. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Responsável técnico junto ao Centro de Estudos Ambientais pelo relatório técnico para o cumprimento da condicionante 08- Impactos do Sistema Viário - da licença de operação 065/95 da Aracruz Celulose SA, referente ao processo de modernização. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Responsável técnico junto ao Centro de Estudos Ambientais pelo relatório técnico para o cumprimento da condicionante 09- Ações de Segurança Pública e de Policiamento - da licença de operação 065/95 da Aracruz Celulose SA, referente ao processo de modernização. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995- Responsável técnico junto ao Centro de Estudos Ambientais pelo relatório técnico para o cumprimento da recomendação 01- Estudos Qualitativos dos Possíveis Efeitos do Projeto de Modernização da Aracruz Celulose na População Indígena do Município de Aracruz - da licença de operação 065/95 da Aracruz Celulose SA, referente ao processo de modernização. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1995-1996- Participante do Projeto de Recuperação Ambiental do Compexo Lacunar Jacuném-Juara. Programa de Execução Descentralizada do Ministério do Meio Ambiente.
1995-1996- Responsável Técnico pelo monitoramento “Criação e experimentação de um processo de acompanhamento da ictiofauna do Rio Mucuri - BA”. BAHIA SUL CELULOSE SA. Realizado pelo Centro de Pesquisa do Mar.
1996- “Estudo de viabilidade para a ampliação da APA de Praia Mole”, município de Serra-ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST.
1996- Consultor da Fundação Ceciliano Abel de Almeida para a análise de ecossistema terrestre (fauna) do Relatório de Controle Ambiental da Pequena Central Elétrica de Bicame, localizada no município de Conceição do Castelo, ES. Realizado pela Engevix Engenaria S/C, para a ESCELSA.
1996- Consultor da Fundação Ceciliano Abel de Almeida para a análise de ecossistema terrestre (fauna) do Estudo de Impacto Ambiental para o Aproveitamento da Hidrelétrica de São João, localizada no município de Castelo, ES. Realizado pela Engevix Engenaria S/C, para a ESCELSA.
1996- Coordenador Geral do Projeto “Estudo Ambiental na área de brejo da Brasif Unidade Armazenadora”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1996- Coordenador Geral do Projeto “Projeto de recuperação da mata ciliar do antigo leito do Rio Santa Maria”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Brasif Unidade Armazenadora.
1996- Coordenador geral e responsável pelo levantamento faunístico do “Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para a implatação do Terminal Privativo de Vila Velha”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1996- Coordenador Geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental para a Implantação do Parque Residencial Laranjeiras III, município de Serra, ES. Realizado para o INOCOOP-ES, pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1996- Coordenador Geral e responsável pelo levantamento faunístico do Diagnóstico Ambiental para a Implantação do Parque Residencial Morada de Laranjeiras, município de Serra, ES. Realizado para o INOCOOP-ES, pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1996- Coordenador Geral e responsável pelo levantamento faunístico do Estudo de Viabilidade Ambiental para a Implantação de um Teleférico no Morro do Convento da Penha, Vila Velha, ES. Realizado para a Prefeitura Municipal de Vila Velha pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1996- Coordenador Geral e responsável pelo Levantamento Faunístico do Diagnóstico Ambiental “Chácaras Recanto das Estrelas” localizado no município de Domingos Martins-ES.
1996- Rerponsável Técnico do Projeto “Complexo Armazenador e Industrial Tangará”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1996- Responsável Técnico do Projeto “Estudos de tratabilidade do efluente na Oficina de Santana”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.
1996- Responsável Técnico do Projeto “Levantamento batimétrico das lagoas de tratamento de efluentes líquidos da Aracruz Celulose” - Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Aracruz Celulose S/A.
1996- Responsável Técnico do Projeto “Monitoramento da qualidade de água e biota aquática do Rio Mucuri, estuário e região marinha costeira de influência da Bahia Sul Celulose S.A” . Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1996- Responsável Técnico pela elaboração do Relatório Técnico do CONISC - Condomínio Industrial e de Serviços de Cariacica, ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Brasif.
1996- Responsável Técnico pelo Projeto “Condicionantes relativas à Licença de Instalação do Parque da Lagoa Condomínio Ecológico”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Cristal Empreendimentos Imobiliários Ltda.
1996- Responsável Técnico pelo Projeto de Arborização e Paisagismo da Estrada de Contorno do Centro de Jacaraípe, Município de Serra, ES - Trecho Castelândia à Av. Minas Gerais. Realizado para a Contek Engenharia SA pelo Centro de Estudos Ambientais Ltda.
1996- Responsável técnico pelo Projeto de Arborização e Paisagismo do Parque da Lagoa - Condomínio Ecológico, localizado no município de Serra-ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1997- “Levantamento preliminar da avifauna  no Parque Ecológico da CST”, VI Congresso Brasileiro de Ornitologia, Belo Horizonte, MG.
1997- “Destinação final para resíduos sólidos do município de Aracruz”. Realizado pela Talento Reciclagem Industrial de Materiais Ltda para o município de Aracruz-ES.
1997- Coordenador do Projeto “Estudo do fator de condição para quatro espécies de peixes do Reservatório da Reserva Biológica de Duas Bocas, Cariacica, ES. IDAF- Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES.
1997- Coordenador do Projeto “Condicionantes 03- Projeto de acesso público ao Morro do Penedo, contendo trilha de baixa declividade e mirante e 15- Mapa em papel e digital (formato DXF) nas áreas de preservação permanente e área de proteção ambiental existentes na área do Terminal Privativo de Vila Velha”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Coordenador do Projeto “Condicionantes 06- Estudo do tráfego e ruído gerado nas vias de acesso do Terminal Privativo de Vila Velha”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Coordenador do Projeto “Condicionantes 08- Estudos do nível de ruído na área do empreendimento do Terminal Privativo de Vila Velha”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Diretor do Projeto “Condicionante 05- Projeto de delimitação (com sinalização), recuperação paisagística e proteção do Parque Municipal da Mantegueira, conforme solicitado na Licença de Instalação 062/96 do Terminal Privativo de Vila Velha”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Diretor do Projeto “Estudo de correntes de marés na área do Porto de Vitória” - Terminal Privativo de Vila Velha. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Diretor Técnico do Projeto Vivendas do Sol, localizado no município de Guarapari, ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Cristal Empreendimentos Imobiliários Ltda.
1997- Elaboração do Laudo Técnico pela Análise dos Impactos Ambientais Decorrentes do Lançamento de Licor Preto Fraco no Córrego do Engenho e Mar da Barra do Riacho”, realizado para a Aracruz Celulose SA.
1997- Participante do Ante-Projeto “Proposta de Projeto para Destinação Final dos Resíduos Sólidos para o município de Mucuri, BA”. Realizado pelo Talento Reciclagem Industrial de Materiais para a Perefeitura de Mucuri - BA.
1997- Pesquisador do Projeto de extensão “INFAM- Informativo Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo”. Departamento de Biologia - UFES.
1997- Responsável Tecnico do Projeto “Caracterização físico-química e biológica das Lagoas interiores da CST”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST.
1997- Responsável Técnico do Projeto “TA - Distribuidora de Petróleo Ltda”, município de Vila Velha. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais.
1997- Responsável Técnico pela “Proposta de Projeto para o Reassentamento da População Residente em Área do Manguesal”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Prefeitura Municipal de Mucuri – BA.
1997- Responsável Técnico pela Avaliação do Monitoramento dos Recursos Hídricos de Influência da Aracruz Celulose no Sul da Bahia. Realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Biologia.
1997- Responsável Técnico pelo “Diagnóstico Ambiental para a implantação das Chácaras Retiro do Congo”, Barra do Jucú, Vila Velha-ES. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para VIDHA Assessoria Imobiliária Ltda.
1997- Responsável Técnico pelo “Projeto de recuperação paisagística com espécies nativas no Morro do Penedo”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária de Vila Velha Ltda.
1997- Responsável Técnico pelo Projeto “Diagnóstico de Impacto Ambiental para a Implantação de uma ponte sobre o Rio Mucuri”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Prefeitura de Mucuri - BA.
1997- Responsável Técnico pelo Projeto “Estudo ambiental para avaliação de impactos da iluminação do Morro do Penedo e Pedra dos Ovos”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Portuária Vila Velha Ltda.
1997- Responsável Técnico pelo Projeto “Matadouro Municipal de Mucuri, município de Mucurí, BA”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Prefeitura Municipal de Mucuri - BA.
1997- Responsável Técnico pelo Projeto “Proposta de Otimização das Condicionantes 16, 17, 18, 19, 21 e 24 da Licença de Instalação 055/96 da Usina VII Kobrasco”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.
1998- Responsável Técnico pelo Projeto “Proposta de Otimização do Parque Ecológico da CST”. Realizado pelo Centro de Estudos Ambientais para a Companhia Ciderúrgica de Tubarão - CST.
2002- Peixes-cachimbo do  Brasil,  com  alguns  aspectos sobre  a  biologia  de Oostethus  lineatus.   Habitat (3).
2010- Glossário de Biologia. Ed. Grafer. Vila Velha. 398p.